Background Image

Uma cidade de encantos

Em Borborema, sinta-se amado(a).

Por Albanisa Assunção

 

Pequena, aconchegante, provinciana, com ares bucólicos, clima ameno durante o dia e a noite, tocada por uma brisa suave que inebria e acaricia. Essa é a nossa cidade Borborema. Situada no Brejo Paraibano, no comecinho da Serra da Borborema, tem em seu pequeno espaço cerca de 5600 habitantes, onde todo mundo se conhece, todo mundo dá bom dia... é um convite ao descanso da alma.

Suas atividades econômicas estão concentradas na agricultura. Baseada no cultivo de produtos voltados para a subsistência, destacando-se o plantio da banana que ocupa a maior área territorial do município, atendendo cerca de 300 produtores. Com seu beneficiamento, são produzidos diferentes tipos de doces e os artesões utilizam a fibra de bananeira para a produção do artesanato. Outros produtos como: feijão, milho, mandioca, hortaliças e frutas também fazem parte da economia e são comercializados na feira local. A criação de animais abre espaços para os bovinos, caprinos, suínos e aves. O comércio local é bastante diversificado e suficiente para atender cidades vizinhas e a população que conta com padaria, mercadinhos, bancos, lojas, farmácias, pizzarias, barzinhos, lanchonetes, etc.

Cheia de graça e particularidades, Borborema atreve-se a dizer que é pioneira no Nordeste em eletrificação. Como prova disso, a cachoeira Boa Vista te revela o passado e te conecta ao presente com a prática do rapel. Mas, se isso não é o suficiente, as trilhas da Linha Férrea, Great Western Railway Company, datada do início do século XX, conduz ao imaginário ferroviário no qual o passeio de trem pela Serra da Samambaia, na chamada Era Moderna ou Belle Époque, fazia sentir um friozinho na barriga ao atravessar o encurvado túnel, todo lapidado a mão. Atualmente, venha reviver essa emoção e fazer a sua história, no Túnel de Samambaia. Ou também venha e divirta-se e declare o seu amor pela cultura nordestina com o nosso São João vespertino, embalando as tardes de São João, com muito forró e tradição.

Mas, se seu modo de vida é aventureiro, adepto a natureza, nas rodas dos Jeepeiros ou em uma longa caminhada você pode chegar até a Cachoeira do Roncador, um lugar lindo que provoca todos os sentidos...te faz sentir os ruídos das águas, o barulho das árvores e o canto dos pássaros... te fazendo acreditar que é possível ser parte da natureza e preservá-la ao mergulhar em um refrescante banho embaixo do manancial.

Se tudo isso não lhe bastar, venha e veja quão belo são os nossos casarões, o museu, as nossas igrejas cheias de histórias... e as nossas praças? Quão convidativas são! Registre seus momentos em nosso monumento, em nosso letreiro. Crie memória na nossa história. Pois essas características da nossa cidade contam a nossa história, retrata a nossa gente. Gente que cuida, gente que acalenta e espera por você de braços abertos para um passeio nos “diferentes tempos”.

 

Como Chegar

Localizada a 130 km do município de João Pessoa, e encontra-se geograficamente ao norte de Bananeiras; a sul de Serraria; a leste de Pirpirituba e a oeste de Solânea.

O trajeto pode ser feito pela Rodovia PB 085 ou PB 087. A maioria das companhias terrestres disponibiliza traslado até o aeroporto.